, , , , ,

Tendências: Do "Bomber" à Lingerie

segunda-feira, abril 11, 2016


Oficialmente já estamos na Primavera há algumas semanas, mas só agora o tempo começa a dar os primeiros sinais de aproximação à estação mais colorida de todas. Estamos cada vez mais perto de poder arrumar todas as camisolas e casacões que nos têm acompanhado nos últimos meses, e encher os nossos armários de bombers e brilhos.

Antes de vos falarmos das peças que vamos usar e abusar durante os próximos meses, trazemos uma pequena “nota” sobre o que é afinal isto das tendências. Pode parecer um conceito um pouco abstrato que surge simplesmente das mentes criativas dos designers que, “por acaso”, acabam sempre por ter coisas em comum uns com os outros, mas na realidade os verdadeiros trend setters estão nas ruas.

De facto, as coisas não são assim tão espontâneas e quase poderíamos dizer que tem toda uma ciência por trás. Todas as coleções apresentadas, quer seja de ready to wear ou fast fashion, resultam de uma cuidada observação dos comportamentos, desejos e necessidades dos consumidores. Observações que são levadas a cabo por um conjunto de profissionais que muitas vezes passam despercebidos. São inúmeros os especialistas e pesquisadores que elaboram os tão cobiçados (e dispendiosos) cadernos de estilo aos quais as marcas recorrem para elaborar novas coleções e novos produtos. Se acham que pensar numa coleção com 6 meses de antecedência já é muito, estes dossiers prevêem as tendências para uma certa temporada com 2/3 anos de antecedência, e abrangem tudo desde formas, texturas e cores.

Mas como sabemos que querem mesmo é estar super in para o bom tempo que aí vem, selecionamos cinco tendências que já começaram a invadir as lojas e que prometem ocupar um lugar muito especial nos nossos armários. 


Já todos sonhámos que fosse aceitável sair à rua de pijama. Ao que parece, as nossas preces foram ouvidas por nomes como Dolce&Gabbana e Sonia Rykiel, que tornaram os pijamas num dos looks mais in da estação. E ainda dentro da categoria de sleepwear, não nos podemos esquecer dos slip dresses e tudo o que seja inspirado em lingerie (seda e com muita renda). 

Podíamos ficar horas a falar sobre Bomber Jackets. Podíamos explicar como passaram dos uniformes de polícias e pilotos de aviões para as passerelles de Saint Laurent e Alexander Wang. Podíamos escrever um testamento sobre a obsessão que o mundo da moda parece ter por estes casacos. Mas basta dizer que é provavelmente a peça-chave da estação e que com tantas variedades o mais difícil vai ser escolher. 

As riscas são daquelas tendências que “volta e meia” estão outra vez na moda. Este ano querem-se com cor e em “mil e uma” direções. 

No verão passado começou a loucura dos ombros à mostra e parece que ainda ninguém se fartou desta tendência (há mesmo quem diga que é uma das apostas para o próximo Outono). Se assim se mantiver, este corte acabará por se tornar uma daquelas peças essenciais para qualquer mulher, quase como o próximo “little black dress”. 

A nova estação é a oportunidade para reciclar todos aqueles outfits brilhantes que compramos para as passagens de ano que acabam por morrer do fundo dos armários. É a altura perfeita para limpar o pó das lantejoulas e das purpurinas, nem que seja nuns sapatos de cair para o lado.

Artigos relacionados

0 comentários